sábado, 16 de outubro de 2010

. Alienação Parental


Recentemente, [26 de agosto de 2010] foi sancionada a lei da Alienação Parental - quando o pai ou a mãe que detém a guarda da criança promovem uma campanha constante de difamação do outro genitor ou quando dificultam ou impedem o acesso do outro ao filho - e estabelece punição para quem a praticar. Ela vai de acompanhamento psicológico obrigatório a suspensão ou inversão da guarda, passando pelo pagamento de uma multa estipulada pelo juiz.

Na briga pelos bens ou no desejo de vingança de homens e mulheres às voltas com uma relação destruída, as crianças são obviamente as maiores prejudicadas. As consequências da alienação parental para os filhos são extremamente nocivas, como depressão crônica, transtornos de identidade, sentimento incontrolável de culpa, comportamento hostil.

Há um documentário chamado A MORTE INVENTADA [roteiro e direção Alan Minas] que revela o drama de pais e filhos que tiveram seus elos rompidos por uma separação conjugal mal conduzida, vítimas da Alienação Parental. Os pais testemunham seus sentimentos diante da distância, de anos de afastamento de seus filhos. Os filhos que na infância sofreram com esse tipo de abuso, revelam de forma contundente como a AP interferiu em suas formações, em seus relacionamentos sociais e, sobretudo, na relação com o genitor alienado. O filme também apresenta profissionais de direito, psicologia e serviço social que discorrem sobre as causas, condições e soluções da questão.


A ONG APASE desenvolve atividades relacionadas a direitos entre homens e mulheres nas relações com seus filhos após o divórcio, difunde a idéia de que filhos de pais separados têm direito de serem criados por qualquer um de seus genitores sem discriminação de sexo, e promove a participação efetiva de ambos os genitores no desenvolvimento dos filhos.


A justiça brasileira, nos diversos processos em que há disputa pela guarda dos filhos, tem procurado identificar a existência da SAP, para isso contam com o auxílio da psicologia jurídica e mediadores habilitados para analisar a situação.

Em contrapartida devemos estar em alerta, pois está cada vez mais recorrente casos em que a justiça falha na decisão da guarda do menor e acaba deixando a criança exposta a situações de mau tratos ou situações extremas que resultam na morte.

O que deve sempre estar em nossas mentes é que os pais, juntos ou separados devem prezar pelo bem-estar e integridade física e psicológica dos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário