sexta-feira, 18 de junho de 2010

.arigatô goisamasu day - 18 de junho

Foi em 18 de junho dos idos de 1908, que chegou ao porto de Santos o Kasato Maru, navio que trouxe 165 famílias de japoneses. A grande parte destes imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão, que vieram empregar sua força de trabalho nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo. O Brasil era a bola da vez! – Talvez daí venha essa idéia de país do futuro, para aqueles oriundos de países em guerra principalmente – mas a vida não foi nada fácil para eles por aqui, eram os novos escravos e até sua língua e manifestações culturais foram considerados atos criminosos no governo Vargas.

Ainda há muita atitude xenofóbica, mas é inegável que eles contribuíram e contribuem com o crescimento econômico e desenvolvimento cultural de nosso País. Sou uma apaixonada declarada da cultura nipônica. Os descendentes dos japoneses que imigraram para o Brasil chamam-se nikkei, sendo os filhos nissei, os netos sansei e os bisnetos yonsei. Os nipo-brasileiros que foram ao Japão trabalhar a partir do fim dos anos 80 são denominados dekassegui. O movimento contrário foi bem aceito pelo governo japonês. Moeda forte (iene), o Japão é a segunda maior economia do mundo. Destaca-se na produção e exportação de veículos, equipamentos eletrônicos e artigos de informática.

E ta pensando que o Japão está longe de nós? – baianas em particular – aqui pertinho, no município de Mata de São João existe a Colônia JK, lá eles produzem orgânicos que são vendidos nos grandes hotéis do Litoral do município (principalmente para Costa do Sauípe) e comercializados nos supermercados de Salvador, além de feiras especializadas.

Sayonara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário